UTILIZAÇÃO DOS DRONES NA AGRICULTURA DE PRECISÃO

 

Análises de Índices de Vegetação

Análise de estresse da plantação para tomada de decisão rápida e precisa através de sensores que captam a variação do espectro de cores em diferentes bandas espectrais no processo de fotossíntese das plantas.

Prevenção e Controle de pragas

Com o auxílio dos mapas gerados é possível identificar a necessidade de aplicação defensivos agrícolas e espécies invasoras.

Área de preservação ambiental

Planejamento e monitoração da Fauna e Flora e dados para adequação ao licenciamento ambiental.

Análise de Irrigação

Monitoração e Planejamento de áreas de irrigação, relevo,  mapa de fluxo de drenagem e mapa hipsométrico.

Uso e Ocupação do Solo

Análises de aproveitamento da área plantada, identificação de falhas, uso e ocupação do solo apresentado por Talhões e total, e ainda a possibilidade de contagem de mudas.

Georreferenciamento

Aerolevantamento da lavoura, geração da Ortofoto georreferenciada com alta resolução espacial e detalhes visíveis, medições da área total e talhões, Modelos Digitais de Terreno e de Superfície com definição do relevo e visualizações 3D da área estudada.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SENSORES EMBARCADOS

A ciência do sensoriamento remoto destaca-se com a possibilidade do embarque em drones, além dos sensores do tipo  RGB (red, green, blue – vermelho, verde e azul) espectro de cores visível ao olho humano, sensores especiais com conversão NIR (near infrared – infravermelho próximo) e câmeras MULTIESPECTRAIS (multi bandas) que permitem várias análises da lavoura através da geração de diferentes Índices de Vegetação (indicadores de reflectância das plantas no processo de fotossíntese),  tais como; NDVI, NDRE, VARI e outros.

A utilização destes índices proporcionam a verificação da saúde e desenvolvimento da cultura, índices de concentração por tamanho e quantidade de falhas,  apontamento na prevenção e controle de pragas, análises quanto a irrigação do solo, apontamento quanto a aplicação de defensivos e insumos, dentre outras aplicações.

escala_ndvi SAUDÁVEIS
Tons de verde são plantas em processo de fotossíntese.INDICADORES DE ESTRESSES
Tons de amarelo indicam algum problema.

PLANTAS MORTAS 
Tons de vermelho são áreas com plantas mortas ou sem vegetação.

Figura ilustra um exemplo na geração de índices do tipo NDVI (Índice de Vegetação da Diferença Normalizada).

 

BENEFÍCIOS OFERECIDOS PELAS NOSSAS SOLUÇÕES

 

PLANEJAMENTO

Através da monitoração com a realização de aerolevantamentos periódicos, podemos fazer um acompanhamento minucioso de todas as etapas do processo produtivo da lavoura, podendo intervir em determinadas etapas se necessário  garantido assim a melhoria continua dos trabalhos.

AGILIDADE PARA ATINGIR MAIOR PRODUTIVIDADE

Um dos diferencias desta tecnologia é a velocidade comparada a meios tradicionais de coleta de dados. A geração de informação com maior rapidez impacta diretamente em ganhos de produtividade.

REDUÇÃO DE CUSTOS

Com a geração dos modelos digitais passamos a ter um raio X de toda propriedade, geramos informações transformando-as  em conhecimento, influenciando diretamente no processo de tomada de decisão com consequente redução de custos.