AGRICULTURA DE PRECISÃO

A agricultura de precisão aplica o uso da Tecnologia da Informação combinada com Geotecnologias para extrair, processar e analisar dados, levando em consideração a variabilidade do solo e clima de uma determinada área rural.

Através das análises obtidas da área geograficamente referenciada, conseguimos implementar uma série de técnicas com o objetivo de se obter o melhor resultado para o produtor.

Nossas soluções estão apoiadas no processamento de imagens georreferenciadas e geotecnologias conhecidas por fotogrametria e sensoriamento remoto, podendo estas imagens ser obtidas através de aerolevantamentos com drones ou através de satélites em órbita da terra, variando o tipo de sensor para esta captação e análise conforme o tipo de cultivo.

 

SERVIÇOS

 

Análises do Índice de vegetação NDVI

Análise de estresse da plantação para tomada de decisão rápida e precisa através de sensores que captam a variação do espectro de cores do infravermelho próximo no processo de fotossíntese das plantas.

Prevenção e Controle de pragas

Com o auxílio dos mapas gerados é possível identificar a necessidade de aplicação defensivos agrícolas e espécies invasoras.

Área de preservação ambiental

Planejamento e monitoração da Fauna e Flora e dados para adequação ao licenciamento ambiental.

Análise de Irrigação

Monitoração e Planejamento de áreas de irrigação, relevo,  mapa de fluxo de drenagem e mapa hipsométrico.

Uso e Ocupação do Solo

Análises de aproveitamento da área plantada, identificação de falhas, uso e ocupação do solo apresentado por Talhões e total, e ainda a possibilidade de contagem de mudas.

Georreferenciamento

Aerolevantamento, geração da Nuvem de Pontos, processamento da Ortofoto com um GSD de até 2,3cm, Modelos Digitais de Terreno, Modelo Digital de Superfície e visualizações 3D da área mapeada.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Umas das tecnologias em destaque é a possibilidade de se embarcar nos RPAS (Drones) câmeras especiais com conversão NIR (infravermelho próximo) que permitem verificar a saúde da lavoura, a existência de pragas, falhas e outros problemas pontuais através do NDVI, Índice de Vegetação da Diferença Normalizada.

Com esta solução geramos significativa redução de custos para o produtor que poderá agora fazer a aplicação de pesticidas e insumos somente nas áreas identificadas com problema.

Exemplo de falhas na plantação

O aerolevantamento possibilita uma visão total e detalhada da lavoura de forma a identificar falhas na plantação.

soja

Nossas soluções transformam informação em conhecimento!

PLANEJAMENTO

Através da monitoração com a realização de aerolevantamentos periódicos, podemos fazer um acompanhamento minucioso de todas as etapas do processo produtivo da lavoura, podendo intervir em determinadas etapas se necessário  garantido assim a melhoria continua dos trabalhos.

AGILIDADE PARA ATINGIR MAIOR PRODUTIVIDADE

Um dos diferencias desta tecnologia é a velocidade comparada a meios tradicionais de coleta de dados. A geração de informação com maior rapidez impacta diretamente em ganhos de produtividade.

REDUÇÃO DE CUSTOS

Com a geração dos modelos digitais passamos a ter um raio X de toda propriedade, geramos informações transformando-as  em conhecimento, influenciando diretamente no processo de tomada de decisão com consequente redução de custos.

Quero saber mais sobre estes SERVIÇOS!