MAPEAMENTOS COM DRONES

Aeronave 100% brasileira, projeto, desenvolvimento e fabricação própria.
Tecnodrone Captação e Processamento de Imagens
SPIRIT AIRCRAFT

MAPEAMENTOS AÉREOS – Um conjunto de operações com o objetivo de obter imagens de um determinado território por meio de sensores instalados em SISTEMAS DE AERONAVES REMOTAMENTE PILOTADAS, complementado pelo registro e análise dos dados colhidos.

_

A TECNOLOGIA

As soluções estão apoiadas em geotecnologias com o objetivo de se obter materiais cartográficos através de mapeamentos aéreos valendo-se de aeronaves remotamente pilotadas.

Dentre as Geotecnologias podemos destacar os Sistemas de Informação Geográfica, a Cartografia Digital, Sistema de Posicionamento Global e a Topografia Georreferenciada.

 

A Topografia Tradicional utiliza-se de um equipamento conhecido como ESTAÇÃO TOTAL e faz a coleta dos dados a partir do solo._______

ESTAÇÃO TOTALA Topografia Tradicional coleta pontos através de medições que são passados para um Sistema do tipo CAD (do inglês: computer aided design) desenho Assistido por computador (DAC) que é o nome genérico de sistemas computacionais utilizados pela engenharia, geologia, geografia, arquitetura, e design para facilitar o projeto e desenho técnico transformados na planta do terreno.

_

_

AEROFOTOGRAMETRIA

Outra forma de se fazer levantamentos topográficos é fazendo o uso da Aerofotogrametria. A FOTOGRAMETRIA não substitui ou concorre com a topografia tradicional, são ciências com técnicas distintas e são utilizadas cada qual dependendo do projeto em questão, normalmente a topografia em áreas menores, já a fotogrametria em áreas maiores de terra.

_

AEROFOTOGRAMETRIA COM DRONES

Drones podem voar a menores altitudes comparado às aeronaves tripuladas ou a imagens de satélites, com alto grau de precisão devido aos sensores embarcados e a custos extremamente atrativos comparados aos modelos tradicionais.

_

ETAPAS DO PROCESSO

  • 1 – Execução do voo para captação das Imagens Georreferenciadas.

  • 2 – Processamento dos dados na geração dos Modelos Digitais.

  • 3 – Análise dos Dados Processados na prestação de Serviços Especializados.

_

_COMO FUNCIONA?

Através de um PLANO DE VOO realiza-se uma MISSÃO totalmente autônoma, executando um ESCANEAMENTO da área de interesse para obtenção das FOTOGRAFIAS GEORREFERENCIADAS.

A área para mapeamento é definida no planejador de missões e é armazenada no piloto automático, isso permite o voo autônomo.

O piloto automático toma o controle e vai direto para o primeiro ponto programado e a partir daí realiza toda a missão captando as imagens georreferenciadas.

O próximo passo é  fazer o processamento das imagens em softwares especializados.