TOPOGRAFIA

Os Drones propiciam serviços fundamentados em uma geotecnologia conhecida por fotogrametria (palavra do grego; luz, descrição e medidas) utilizando-se de AERONAVES REMOTAMENTE PILOTADAS para a captação das imagens aéreas.

Geotecnologia – Um conjunto de tecnologias para coleta, processamento, análise e oferta de informação com referência geográfica.

Aerofotogrametria – Um método de obtenção de dados topográficos através de fotografias aéreas da superfície terrestre  com a finalidade de gerar materiais cartográficos.

A AEROFOTOGRAMETRIA COM DRONES chega como uma geotecnologia complementar a topografia tradicional, nossa aeronave é capaz de mapear até 500ha em um único voo de 45 minutos com segurança, trazendo ganhos consideráveis no tempo para a realização dos serviços e significativa redução de custos nas operações.

PRODUTOS GERADOS

Captação e Processamento de Imagens Georreferenciadas gerando Dados Topográficos

Produto do processamento, serão gerados:

  • A ORTOFOTO
  • O MODELO DIGITAL DE TERRENO (MDT)
  • O MODELO DIGITAL DE SUPERFÍCIE (MDS)
  • O MODELO DIGITAL DE  ELEVAÇÃO (DEM)

SERÃO OS DADOS OBTIDOS A PARTIR DOS MODELOS DIGITAIS

  • Medidas de Áreas
  • Medidas de Distâncias
  • Cálculos de Volumes
  • Relevo do Terreno

Está será a base de dados gerada das quais iremos retirar as informações a serem analisadas. Dados extremamente precisos, com baixa propagação de erros!

Erro de medição de distâncias e área é de 5 cm.

Erro de medição de volume é de 2 a 3%.

O erro médio do geoposicionamento, a ACURÁCIA do Ortomosaico é de aproximadamente 5 a 10m. Esta margem de erro pode ser reduzida drasticamente utilizando-se de pontos de controle. Desta forma, o erro reduz para até 5 cm nos eixos X e Y, e 10 cm no eixo Z.

_

 ALGUNS EXEMPLOS:

A ORTOFOTO

É o resultado gerado através do processo de ortorretificação de um conjunto de imagem, o resultado final é um mapa com vista ortogonal, georreferenciado e com altitudes definidas.

Imagem Ortorretificada, PROVA DE CONCEITO realizada em Belém-PA, aeronave SPIRIT AIRCRAFT.

 

 

O SPIRIT AIRCRAFT pode ser utilizado em todos os setores que demandam por levantamentos topográficos:
CONSTRUÇÃO CIVIL | ENERGIA | MINERAÇÃO | AGRICULTURA | OUTROS

 

A RESOLUÇÃO DA IMAGEM

É a limitação operacional de um sistema de sensoriamento remoto para produzir uma imagem nítida e bem definida.

A resolução espacial é tradicionalmente conhecida como a mínima distância entre dois objetos que um sensor pode distinguir no terreno, definida como o GSD do resultado final, sendo o GSD – Ground Sample Distance as dimensões de cada pixel da imagem.


Exemplo de uma aplicação na inspeção de telhados, GSD=3,47 cm

O SPIRIT AIRCRAFT embarca por padrão um sensor RGB de 20 megapixels , marca Canon, modelo G-9X, entregando um GSD que pode alcançar uma medida abaixo de  2cm por pixel no solo, variando conforme o projeto e necessidade do cliente, propiciando alta resolução nas imagens geradas. Quanto menor o GSD mais resolução espacial e mais qualidade de imagem, ou seja; mais detalhes visíveis na imagem.

 

OS MODELOS DIGITAIS DE TERRENO E SUPERFÍCIE

A partir destes modelos digitais conseguimos definir o relevo do terreno obtendo as curvas de nível, sendo que o MDS considera tudo que esta acima do terreno, como árvores e edificações, já o MDT descarta estas informações considerando apenas o relevo do solo.

 

MDS – Modelo Digital de Superfície
Trabalho executado na região de Plameira – PR, aeronave SPIRIT AIRCRAFT

 

MDT – Modelo Digital de Terreno
Trabalho executado na região de Ponta Grossa – PR, aeronave SPIRIT AIRCRAFT